segunda-feira, 25 de abril de 2011

Dica: As 7 demandas dos líderes do futuro

Só existem duas certezas sobre o futuro. A primeira é ser totalmente imprevisivel e que as micro mudanças serão cada vez mais velozes e impactantes. A segunda certeza é a de que o presente passou a ser o resultado do futuro, e não mais o contrário. Isso quer dizer : o futuro sempre viveu no presente, e agora é hiper intenso, tenso , e sua dialética praticamente instantanea.
As 7 demandas dos líderes do futuro já estão presentes :
  1. enTEENpreneurship: os adolescentes do mundo , na rede global não irão apenas brincar com os ” games ” – irão produzi-los, e muito mais.
  2. Micropower : o esfacelamento do macro poder pela consciencia do impacto economico sócio ambiental de cada partícula sobre o todo. Capilaridade, penetração, base da pirâmide, o jogo dos bilhões, o luxo ” for all “.
  3. Inviabilidade da condução dos dominios e poderes pela impossibilidade de comandar a informação e os papéis sociais a partir do centro. Redes centrípetas x centrífugas.
  4. Adoção dos modelos ludo-criativos nas organizações, nas estrategias de marketing, entramos na era da ” funtheory “. Infanteoria. As crianças no centro do universo, as crianças interiores de todo adulto renascidas.
  5. A pedagogia, a ciencia da educação como área vital do conhecimento para a gestão e os líderes do futuro. Organizações serão o resultado da sua capacidade educacional. Cada empresa precisará de uma pedagogia clara de vida.
  6.  ” Baby designers “,  “Body part makers “, ” pharmer of genetically engineered crops and livestock “, ”end of life planners “, ” water traders “, ” personal branders “, ” vertical farmers “, ” authorised narcotics sales man “, ” non militar defense specialistas “, ” nano medics “… estas são apenas algumas poucas novas profissões do futuro que já começou. Lideres do futuro só irão aprender com o que o caminho revelar : ” on the road ” é a regra.
  7. Líderes do futuro precisarão aprender a sair. A liderança saudável num universo mutante e dialético do imediato ,não oferecerá autorizações para a longevidade nos postos, nos cargos, nas funções ou nas respresentações. Líderes de verdade terão data marcada para sair. Por isso precisarão ser os maiores agentes da busca de novos desafios e competencias em si mesmos. O grande terminal exemplo.
 
FONTE: http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/cabeca-de-lider/2011/04/25/as-7-demandas-dos-lideres-do-futuro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário